Renascimento do vinil. Música para todos os gostos e gerações

por Inês Martins - Antena 1

Foto: Inês Martins - Antena 1

Voltar a ouvir música no gira-discos está na moda. As receitas da venda de vinil subiram 7% no ano passado e correspondem a 70% da totalidade do mercado físico, segundo dados da Audiogest.

Os formatos físicos subiram 2%, um valor positivo devido ao vinil que acabou por anular a queda do CD. Mesmo distante do digital, o interesse pelos discos tem aumentado nos últimos anos, até entre os mais jovens.

No fim-de-semana passado, a repórter Inês Martins esteve na Feira do Vinil de Lisboa, no Mercado de Santa Clara, e encontrou fãs de todas as idades a redescobrir o encanto do vinil.

À Antena 1, o diretor-geral da Audiogest, Miguel Carretas, diz que tem existido um aumento na procura pelo vinil. Luís Sampaio, vice-presidente da GDA, fala num interesse pelo vinil também do lado dos artistas e considera que é uma forma de "valorização" da música.
PUB